Bem vindo à quinquagésima sétima Newsletter ZERO.e
Gostaríamos de partilhar com os nossos leitores algumas conclusões que neste momento já conseguimos tirar da utilização do novo regulamento da certificação energética.
Este novo regulamento trouxe algumas alterações técnicas na fórmula e nos parâmetros utilizados para cálculo de classe energética de um imóvel, o que na prática e grosso modo, retirou peso aos equipamentos instalados e reforçou a influência das envolventes exteriores.
O resultado final é uma redução acentuada das classificações energéticas dos imóveis, tanto maior quanto maiores as áreas de envolventes exteriores, notando-se naturalmente um maior impacto nas moradias por terem maior exposição externa.
Isto tem levado alguns proprietários a mostrarem insatisfação pelo resultado da classe energética do seu imóvel, tendo dificuldade em aceitar que certos investimentos feitos como sendo energeticamente eficientes, no final pouco ou nenhum efeito tenham sobre a classe energética do imóvel.
A ZERO.e está sempre disponível para esclarecer as dúvidas dos proprietários, explicar os resultados obtidos e aconselhar as melhores soluções para atingir eficiência com menor investimento.
Arq.º Rodrigo Santos
Perito Qualificado
Director ZERO.e
|